• Cirurgia Menos Invasiva para HĂ©rnia de Disco Lombar

02/01/2018

A nossa coluna vertebral é formada por blocos de osso (corpos vertebrais), entre eles existe uma almofada que funciona como amortecedor da coluna.

Esta almofada chamada de disco intervertebral possui uma gelatina em seu centro, sendo contida por um anel. Quando há ruptura deste anel, este conteúdo gelatinoso pode extravasar e comprimir uma raiz nervosa, gerando sintoma de dor ciática. A ciática se refere à dor lombar que se irradia para perna, geralmente abaixo do joelho e chegando até o pé.

Em cerca de 90% a 95% dos casos, o tratamento da Hérnia Discal Lombar é conservador podendo ser realizado fisioterapia, não necessitando de tratamento cirúrgico. Em casos em que a dor não melhora após cerca de 4-6 semanas com falha do tratamento conservador, é uma opção realizar cirurgia para retirar a hérnia discal por procedimentos minimamente invasivos. Os casos que exigem cirurgia com urgência são aqueles em que há perda de força nas pernas ou pés ou em casos de perda urinaria ou fecal.

A Cirurgia Minimamente Invasiva é um conceito de cirurgia no qual por meio de pequenas incisões cirúrgicas são retirados a hérnia de disco, aliviando a compressão do nervo. A cirurgia é realizada com auxílio de microscópio, o que permite visualizar as estruturas com grande aumento.

Os cortes têm dimensões de 2,5cm a 3,5cm, o que causa mínimo trauma da musculatura da coluna. Assim, o paciente já pode voltar a andar no mesmo dia após a operação e pode voltar para casa no dia seguinte com rápido retorno às suas atividades. Na grande maioria dos casos, em que não há instabilidade da coluna, não é necessário a colocação de próteses, pois se preserva a estrutura da coluna.

Outra modalidade de cirurgia menos invasiva é a realização da mesma com endoscopia. A mesma é realizada com uma incisão mínima (1 polegar ), e permite alta no mesmo dia da cirurgia. A cirurgia é realizada por vídeo , sendo possível vizualização direta da hérnia de disco por meio de câmeras de alta definição .

O objetivo principal das técnicas minimamente invasivas é proporcionar menor morbidade aos pacientes, diminuindo dor pós-operatória, rápido retorno às atividades do dia a dia, bem como diminuição de riscos de complicações como infecção, perda sanguínea e internação prolongada.

VER PERFIL

MATÉRIA POR