Tratamentos

Na clínica Yamada visamos o tratamento multidisciplinar envolvendo a equipe médica e de fisioterapia. Neste sentido, após uma minuciosa avaliação do quadro clínico pelo médico, traçamos uma estratégia de tratamento ao paciente.
Na ampla maioria dos casos é utilizado o tratamento conservador, em que não é necessária cirurgia, sendo indicado fisioterapia com objetivo de retorno ao status funcional prévio do paciente. Nos casos em que o procedimento cirúrgico é necessário, nossa filosofia é tratar o problema com a menor agressão possível ao paciente, utilizando a técnica de cirurgia minimamente invasiva.

Cirurgia Minimamente Invasiva

A Cirurgia Minimamente Invasiva é um conceito de cirurgia no qual por meio de pequenas incisões cirúrgicas são tratados problemas na coluna, como hérnia de disco lombar, cervical ou estenose de canal lombar.

Os cortes têm dimensões de 2,5cm a 3,5cm, o que causa trauma mínimo na musculatura da coluna. Assim, o paciente já pode voltar a andar no mesmo dia após a operação e pode voltar para casa no dia seguinte com rápido retorno à suas atividades.

Outras vantagens são proporcionar menor dor pós-operatória, diminuição nos riscos de complicações como infecções e perda sanguínea.

Fisioterapia

Em um tratamento integrado, a fisioterapia é parte fundamental para obter uma recuperação completa e o acompanhamento é feito do começo ao fim do tratamento, de forma personalizada.

Tanto no pós-operatório, quanto no complemento do tratamento conservador, as técnicas de fisioterapia visam reestabelecer a função dos músculos e fortalecer as estruturas que sustentam a coluna. é essencial que haja interação entre o medico e o fisioterapeuta no tratamento visando otimizar os resultados do mesmo.

Pilates

O Pilates visa fortalecer o “core” ou cinturão de força do paciente. Esta é a região Fica localizado na região lombar, pelve e quadril, e tem função de produzir força, estabilização, aceleração, desaceleração do tronco e alinhamento corporal, mas principalmente, trabalha como protetor da coluna contra sobrecargas e má postura, assim evitando lesões. É cientificamente comprovado que grande parte dos pacientes com dor lombar crônica tem fraqueza do core e com reabilitação específica de fortalecimento, podem melhorar completamente dependendo do tipo de lesão. Esse tratamento funciona de médio a longo prazo.

Terapia Manual

É a área da fisioterapia que contempla o uso de um conjunto de técnicas manuais em benefício do paciente. Dentre elas destacam-se a Quiropraxia, Osteopatia, Maitland, Mulligan, Cadeias Musculares, Trilhos Fasciais, entre outras. Possui uma visão global do organismo e utiliza-se de recursos diagnósticos e terapêuticos em estruturas que a fisioterapia convencional não atua, como por exemplo, mobilizações articulares acessórias, manipulação visceral, miofascial, craniana e neural. Em muitas das vezes é possível tratar um paciente sem encostar na região da dor.

Treinamento Funcional

Diferente do treinamento funcional de academia, o treinamento funcional utilizado na fisioterapia com foco na reabilitação da coluna, visa fazer com que o paciente consiga realizar atividades do dia-a-dia ou esportivas com eficiência e autonomia.

Quiropraxia

A Quiropraxia, além de uma técnica manual, é considerada uma arte e filosofia, que atua através de mobilizações e manipulações de praticamente todas as articulações e tecidos do corpo humano, principalmente da coluna vertebral.

A Quiropraxia é uma especialidade da Fisioterapia que atua no Diagnóstico, Tratamento e Prevenção de alterações Mecânicas do sistema Musculoesquelético e seus efeitos sobre a função do Sistema Nervoso e da saúde em geral, utilizando geralmente Terapia Manual, incluindo o Ajustamento Vertebral.