Doenças Comuns

HERNIA DE DISCO LOMBAR

A Coluna vertebral é formada por blocos de osso (corpos vertebrais), entre eles existe uma almofada que funciona como amortecedor da coluna. Esta almofada, chamada de disco intervertebral, possui uma espécie de gelatina em seu centro sendo contida por um anel. Quando há ruptura deste anel, este conteúdo gelatinoso pode vasar e comprimir uma raiz nervosa gerando sintoma de dor ciática.
A ciática se refere à dor lombar que se irradia para perna geralmente abaixo do joelho e chegando até o pé.
Em cerca de 90% dos casos, o tratamento da hérnia Discal lombar é conservador podendo ser realizado fisioterapia. Em casos em que a dor não melhora após cerca de 4-6 semanas é possível realizar cirurgia para retirar a hérnia discal por procedimentos minimamente invasivos. Os casos que exigem cirurgia com urgência são aqueles em que há perda de força nas pernas ou pés ou em casos de perda urinaria ou fecal.

HERNIA DISCAL CERVICAL

Pacientes com hérnia cervical tem sensação de dor, formigamento ou até fraqueza na mão ou braço. Dependendo da raiz acometida esta dor pode se localizar no ombro, antebraço, polegar ou outros dedos da mão.

Quando além da raiz há compressão medular, o paciente pode ter perda de coordenação motora nas mãos ou pernas e desequilíbrio, sendo urgente avaliação medica.
O tratamento da hérnia discal cervical em 95% dos casos é conservador, com fisioterapia e remédios. Em casos de dor refrataria, perda motora ou compressão medular há opção de cirurgia para retirada da hérnia.

ESTENOSE DE CANAL LOMBAR

A coluna lombar possui uma cavidade em seu centro onde trafegam as raízes que irão inervar os membros inferiores, funcionando como um conduite. Quanto há um estreitamento deste canal, causado geralmente por envelhecimento da coluna, as raízes ficam apertadas.
Este estreitamento piora quando o paciente anda ou fica de pé e diminui quando o paciente permanece sentado ou deitado.
Além da dor, os pacientes também relatam formigamentos ou sensação de peso e cansaço nas costas, irradiando para as pernas ao andar.
O tratamento quando os sintomas são leves: Fisioterapia, fortalecimento muscular e manejo da dor por meio de infiltração ou remédios.
Em casos de dor refrataria em que o paciente se encontra incapacitado, a opção é a realização de cirurgia para descomprimir as raízes sendo possível abordagem com cirurgia minimamente invasiva.

MIELOPATIA CERVICAL

A coluna cervical, assim como restante da coluna, possui um canal por onde passa a medula cervical. Por ela trafegam os sinais enviados pelo cérebro para comandar o movimento dos braços e pernas.
Quando há estreitamento deste canal causado por hérnias ou envelhecimento da coluna, há compressão, prejudicando o funcionamento da medula cervical. Quando isso acontece, o paciente pode apresentar perda de destreza motora, sendo comum queixas iniciais como: dificuldade de abotoar a camiseta, queda de objetos da mão, dificuldade de escrever, perda do equilíbrio e dificuldade de andar. O médico deve fazer uma avaliação do caso, para identificar se o paciente necessita ou não de um tratamento cirúrgico.

DOR NAS COSTAS

Estudos mostram que cerca de 80% da população brasileira em algum momento apresentará dor nas costas. Só que na maioria dos casos o tratamento da dor é conservador, ou seja, sem realização de cirurgias.
A causa mais comum são contraturas musculares, aquele famoso mau jeito nas costas, sendo um sintoma passageiro. Outras causas se devem ao envelhecimento da coluna, do disco intervertebral e sedentarismo, sendo estes sintomas agravados por causas psicológicas como ansiedade, depressão e estresse emocional.
Quando os sintomas não apresentam melhora dentro de alguns dias ou até pioram durante a noite, as dores irradiam para perna ou braço e há perda do controle da bexiga ou do intestino é preciso ficar alerta e procurar um médico imediatamente. Em casos de dor crônica (quando duram mais de 6 semanas) o tratamento deve ser individualizado e multidisciplinar, tendo como pilares: fisioterapia com reabilitação para atividade física, avaliação psicológica e acompanhamento do medico.