• Cirurgia menos invasiva para hĂ©rnia de disco lombar

30/06/2017

Dor irradiada para uma ou ambas as pernas pode se tratar de hérnia de disco lombar. Este é um das principais diagnósticos do processo de envelhecimento da coluna vertebral, acometendo cerca de 3% da população.  A coluna vertebral é formada por blocos de ossos, sendo que entre eles existe uma almofada que funciona como amortecedor, chamada de disco intervertebral. Ela possui uma gelatina em seu centro, sendo contida por um anel. A dor acontece quando ele se rompe e o conteúdo gelatinoso extravasa e comprime uma raiz nervosa, gerando sintoma de dor ciática.

A ciática se refere à dor lombar que se irradia para perna, geralmente abaixo do joelho e chegando até o pé. Em cerca de 90% a 95% dos casos, o tratamento da hérnia discal lombar é conservador, podendo ser resolvido apenas com fisioterapia. Em casos em que a dor não cessa após ou 6 semanas, é uma opção realizar cirurgia para retirar a hérnia discal por procedimentos minimamente invasivos. Os casos que exigem cirurgia com urgência são aqueles em que há perda de força nas pernas ou pés, ou em casos de perda urinária ou fecal.

Cirurgia Minimamente Invasiva é um conceito de cirurgia na qual, por meio de pequenas incisões cirúrgicas, são retiradas as hérnias de disco, aliviando a compressão do nervo. A cirurgia é realizada com auxilio de microscópio, o que permite visualizar as estruturas com grande aumento. Os cortes têm dimensões de 2,5cm 3,5cm, o que causa mínimo trauma da musculatura da coluna. Assim, o paciente pode voltar a andar no mesmo dia da operação. Na grande maioria dos casos em que não há instabilidade da coluna, não é necessário a colocação de próteses, pois se preserva a estrutura da coluna.

Outra modalidade de cirurgia menos invasiva é a realização com endoscopia, com uma incisão mínima de aproximadamente um polegar que permite alta no mesmo dia da cirurgia. O procedimento é realizado por vídeo, sendo possível visualização direta da hérnia de disco por meio de câmeras de alta definição. O objetivo principal das técnicas minimamente invasivas é proporcionar menor morbidade aos pacientes, diminuindo a dor pós-operatória, rápido retorno às atividades do dia a dia, bem como diminuição de riscos de complicações como infecção, perda sanguínea e internação prolongada.

* Dr. Marcel Yamada é médico especializado em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. É diretor da clínica Yamada e atua em Cuiabá sob o CRM 8470.